domingo, 20 de julho de 2014

Porto das Barcas: Retalhos de uma história







A Origem da Cidade de Parnaíba está diretamente ligada à localidade do Porto das Barcas. Situado às Margens do Rio Igaraçu, braço do Rio Parnaíba, o Porto fica à direita da ponte que liga a cidade à Ilha Grande de Santa Isabel. 

A Região, inicialmente habitada por Silvícolas, foi desbravada por volta de 1669 por Leonardo de Sá e seus companheiros, que em virtude do feito ganharam uma sesmaria de terra nas margens daquele rio.

Em 1758, passou a funcionar no local uma Charqueada de propriedade do português Domingos Dias da Silva que, com seus companheiros, Iniciou na região as atividades agrícolas e comercial. Através dos navios de sua propriedade, faziam o comércio de importação e exportação com outros estados do Brasil e com países da Europa, notadamente, Portugal e Espanha. 

O negócio comercial expandiu-se rapidamente e o local das Charqueada passou a ser denominado Porto das Barcas, que oferecia melhores condições para o assentamento da nova vila. A localidade do Porto Das Barcas, devido à grande movimentação de embarcações.

Hoje o complexo é um dos principais destinos turísticos da cidade de Parnaíba, onde possui barzinhos, restaurantes e um grande acervo de artesanato, além de agências de turismo que ficam disponíveis para atender os turistas durante todo o dia. 

Um comentário:

  1. Si quiere viajar a estambul y dusfrutar su viaje mejor tours estambul con guia privado un experto de la ciudad y su historia!

    ResponderExcluir